Projeto
A
origem do Universo e do Sistema Solar
De acordo com Amabis e Martho, (autores
do livro Fundamentos da Biologia Moderna), a pergunta de onde viemos, com
certeza, a maioria de nós já fez em diferentes idades e de diferentes maneiras.
Somos curiosos e queremos saber como surgiu nossa própria espécie, os outros
seres vivos, a terra e o Universo.
Até pouco mais de trezentos anos atrás,
as principais explicações para nossas origens eram de caráter religioso:
segundo elas, o Universo teria sido criado por divindades supremas. Nos últimos
séculos, os avanços da cosmologia e da Física permitiram elaborar uma
explicação cientifica para a origem do universo.
Tudo o que existe em nosso universo,
inclusive o tempo, teria começado em uma monumental “explosão” (Big Bang).
Desde então,o universo evoluiu,formando galáxias, estrelas, e diversos outros
corpos celestes, entre eles o planeta em que vivemos a Terra.
Objetivo geral:
Conhecer a origem do Universo e do
Sistema Solar, a origem da terra,o movimento que ela realiza, e também conhecer
um pouco mais sobre o único satélite natural que a Terra possui (LUA).
·
Identificar todos os planetas do sistema
solar e o satélite da Terra (a Lua), e a origem do Universo.
·
E também entender os
conceitos básicos de Astronomia: como rotação e translação.
·
Desenvolver a capacidade nos alunos da
pesquisa e da interação em grupo
·
Desenvolver a interpretação de texto e
produção de texto
·
Após fazer uma breve explanação do
assunto, mostrar alguns desenhos de como a terra era representada pelos povos
antigos.
·
Incentivar os alunos a comentarem sobre
o assunto, extraindo seus conhecimentos prévios.
·
Dividir a sala em grupos, e propor aos
alunos, dentre os temas previamente selecionados, qual cada grupo deseja
pesquisar.
·
Trabalhar a leitura dos textos
pesquisados pelos alunos, e depois, cada grupo compartilharia suas pesquisas
com a sala.
·
Desenvolver o interesse pela pesquisa,
cada grupo seria responsável por um tema diferente e também, estimular o
trabalho em equipe.
·
Desenvolver a criatividade, propondo aos
alunos a realização de experiências e também uma maquete do Sistema Solar (onde
cada grupo seria responsável pela realização de uma etapa do trabalho).
·
Será
trabalhado com cada grupo o início do desenvolvimento da pesquisa, além de
auxiliá-los em suas dúvidas.
·
Os alunos
poderão utilizar a sala de informática, e também a biblioteca para pesquisa.
·
Ao final
desse período deverão redigir um texto simples com o entendimento do grupo e
apresentar para os colegas.
Recursos:
·
Para a pesquisa:
sala de informática, livros, revistas atlas, biblioteca.
·
Para a
experiência: um globo terrestre e uma lanterna.
·
Para a
maquete: bolinhas de isopor, cola para isopor, placa de isopor, tintas guache
(cores).
·
Passeio ao
planetário: dinheiro/ingresso para que todas as crianças possam ir.
Considerações:
A proposta ao final do projeto é
fazer com que os alunos compreendam o processo de formação do sistema solar e
também a formação dos planetas, além de compreender como tudo começou.
Ainda quero que os alunos possam ter desenvolvido o
prazer pela pesquisa e leitura, não por ser uma atividade obrigatória, mas sim,
pelo simples prazer em aprender e de descobrir coisas novas.
Bibliografia:
Wolf, Janete;
Martins, Eduardo - Redescobrir Ciências,livro 4,não-consumivel, Editora FTD -2001.
Atlas Geográfico Escolar - Para entender o mundo o mundo em que vivemos,São Paulo,IBEP –
2008.
Amabis, José Mariano; Martho, Gilberto
Rodrigues – Fundamentos da Biologia Moderna, Volume único – 4ª edição –
São Paulo, Editora Moderna -2006.
Nenhum comentário:
Postar um comentário