sexta-feira, 1 de junho de 2012


Projeto
A origem do Universo e do Sistema Solar

De acordo com Amabis e Martho, (autores do livro Fundamentos da Biologia Moderna), a pergunta de onde viemos, com certeza, a maioria de nós já fez em diferentes idades e de diferentes maneiras. Somos curiosos e queremos saber como surgiu nossa própria espécie, os outros seres vivos, a terra e o Universo.
Até pouco mais de trezentos anos atrás, as principais explicações para nossas origens eram de caráter religioso: segundo elas, o Universo teria sido criado por divindades supremas. Nos últimos séculos, os avanços da cosmologia e da Física permitiram elaborar uma explicação cientifica para a origem do universo.
Tudo o que existe em nosso universo, inclusive o tempo, teria começado em uma monumental “explosão” (Big Bang). Desde então,o universo evoluiu,formando galáxias, estrelas, e diversos outros corpos celestes, entre eles o planeta em que vivemos a Terra.

Objetivo geral:
Conhecer a origem do Universo e do Sistema Solar, a origem da terra,o movimento que ela realiza, e também conhecer um pouco mais sobre o único satélite natural que a Terra possui (LUA).
·         Identificar todos os planetas do sistema solar e o satélite da Terra (a Lua), e a origem do Universo.
·         E também entender os conceitos básicos de Astronomia: como rotação e translação.
·         Desenvolver a capacidade nos alunos da pesquisa e da interação em grupo
·         Desenvolver a interpretação de texto e produção de texto
·         Após fazer uma breve explanação do assunto, mostrar alguns desenhos de como a terra era representada pelos povos antigos.
·         Incentivar os alunos a comentarem sobre o assunto, extraindo seus conhecimentos prévios.
·         Dividir a sala em grupos, e propor aos alunos, dentre os temas previamente selecionados, qual cada grupo deseja pesquisar.

·         Trabalhar a leitura dos textos pesquisados pelos alunos, e depois, cada grupo compartilharia suas pesquisas com a sala.
·         Desenvolver o interesse pela pesquisa, cada grupo seria responsável por um tema diferente e também, estimular o trabalho em equipe.
·         Desenvolver a criatividade, propondo aos alunos a realização de experiências e também uma maquete do Sistema Solar (onde cada grupo seria responsável pela realização de uma etapa do trabalho).
·         Será trabalhado com cada grupo o início do desenvolvimento da pesquisa, além de auxiliá-los em suas dúvidas.
·         Os alunos poderão utilizar a sala de informática, e também a biblioteca para pesquisa.
·         Ao final desse período deverão redigir um texto simples com o entendimento do grupo e apresentar para os colegas.
Recursos:
·         Para a pesquisa: sala de informática, livros, revistas atlas, biblioteca.
·         Para a experiência: um globo terrestre e uma lanterna.
·         Para a maquete: bolinhas de isopor, cola para isopor, placa de isopor, tintas guache (cores).
·         Passeio ao planetário: dinheiro/ingresso para que todas as crianças possam ir.

Considerações:

A  proposta ao final do projeto é fazer com que os alunos compreendam o processo de formação do sistema solar e também a formação dos planetas, além de compreender como tudo começou.
Ainda quero que os alunos possam ter desenvolvido o prazer pela pesquisa e leitura, não por ser uma atividade obrigatória, mas sim, pelo simples prazer em aprender e de descobrir coisas novas.


Bibliografia:
Wolf, Janete; Martins, Eduardo - Redescobrir Ciências,livro 4,não-consumivel,  Editora FTD -2001.
Atlas Geográfico Escolar  - Para entender o mundo o mundo em que                     vivemos,São Paulo,IBEP – 2008.
Amabis, José Mariano; Martho, Gilberto Rodrigues – Fundamentos da Biologia            Moderna, Volume único – 4ª edição – São Paulo, Editora Moderna -2006.

Brincadeiras Lúdicas
Brincar é um direito das crianças, comunicação e expressão, ato instintivo voluntário, atividade exploratória, amplia no seu, desenvolvimento físico, mental, emocional e social, meio de aprender a viver e não um mero passatempo.
As brincadeiras aparentemente simples são fontes de estímulo ao desenvolvimento cognitivo, social e afetivo da criança e também é uma forma de auto-expressão.