Publico alvo: 3º ano
(crianças de 08 anos)
Tema da aula: Conhecendo o bairro.
Objetivos:
Ø
Incentivar a criança a conhecer o bairro onde
mora, conhecer o seu endereço.
Ø
Analisar
as paisagens do bairro
Ø
Perceber o bairro como uma parte da cidade.
1º Momento
O professor (a) faz um
levantamento com as crianças dos bairros onde elas moram, inicia uma conversa
questionando:
Qual é o nome da rua e do bairro
em que você mora?
Qual é o número da sua casa? E da
casa do seu vizinho (lado esquerdo, direito e da frente)?
Como é o bairro em que você mora?
Você costuma passear pelo seu
bairro?
O que tem no bairro (casas,
supermercados ou mercadinhos, farmácias, lojas, restaurantes ou lanchonetes,
escolas, praças, posto de saúde)?
Professor:
ü Deverá anotar as informações, que
os alunos estão descrevendo;
ü Analisar com as crianças as
informações que anotou, fazendo o levantamento de quantas crianças mora no
mesmo bairro.
ü Em seguida, sugerir que cada
criança desenhe o seu bairro.
Para o desenho, o professor deverá orientar as
crianças a tomarem como referência os lugares que conhecem e ficam próximos a
sua rua/casa.
Exponha os desenhos.
Material necessário: papel sulfite,
cartolina, lápis, giz de cera, lápis de cor, canetinha colorida.
2º momento: Professor leva os alunos para uma volta no bairro, alunos divididos em grupo, para observar e fotografar as paisagens, construções, comércios, arborização
etc.
O professor deverá orientar a observação e deixar os alunos fotografar livremente.
Material necessário: caderno para anotação, máquina fotográfica
3º momento
ü Socializar as informações colhidas;
ü Propor a comparação a partir das
informações e imagens que os alunos apresentarem, apontando as diferenças e
semelhanças entre o bairro da escola e o bairro de residência.
ü Depois as crianças fazem uma
lista no caderno de elementos o que compõe o bairro: casas, supermercados
ou mercadinhos, farmácias, escolas, praças, posto de saúde, lojas, etc.
4º
momento
ü
O professor deverá ajudar as crianças a
localizar o bairro onde mora. Usando o mapa da cidade.
ü
Em seguida, orientar os alunos a confeccionar
uma maquete representativa de um bairro a partir das informações pesquisadas.
Avaliação
Debata sobre a experiência de conhecer o próprio bairro, comparando os elementos apontados na observação inicial.
Após o debate, dividir a turma em grupos, cada grupo de alunos deve escrever um texto caracterizando o bairro.
O professor lista com as crianças o que vai ter nesse bairro (casas, supermercados ou mercadinhos, farmácias, lojas, restaurantes ou lanchonetes, escolas, praças, posto de saúde), divide as equipes e a parte do bairro que elas irão representar. Para fazer a maquete às crianças poderão usar: caixas de tamanhos diversos, desenhos, imagens de lugares da cidade/bairro recortadas de revistas e jornais locais, miniatura de objetos, blocos de montar, palitos, papel crepom etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário