sábado, 9 de junho de 2012

AULA FORA


Publico alvo: 3º ano  (crianças de 08  anos)

Tema da aula: Conhecendo o bairro.

Objetivos:
Ø  Incentivar a criança a conhecer o bairro onde mora, conhecer o seu endereço.
Ø  Analisar  as paisagens do bairro
Ø  Perceber o bairro como uma parte da cidade.

 Tempo necessário: 04 aulas.

1º Momento

O professor (a) faz um levantamento com as crianças dos bairros onde elas moram, inicia uma conversa questionando:
Qual é o nome da rua e do bairro em que você mora? 
Qual é o número da sua casa? E da casa do seu vizinho (lado esquerdo, direito e da frente)? 
Como é o bairro em que você mora? 
Você costuma passear pelo seu bairro?
O que tem no bairro (casas, supermercados ou mercadinhos, farmácias, lojas, restaurantes ou lanchonetes, escolas, praças, posto de saúde)?    

Professor:
ü  Deverá anotar as informações, que os alunos estão descrevendo;
ü  Analisar com as crianças as informações que anotou, fazendo o levantamento de quantas crianças mora no mesmo bairro.
ü  Em seguida, sugerir que cada criança desenhe o seu bairro.
 Para o desenho, o professor deverá orientar as crianças a tomarem como referência os lugares que conhecem e ficam próximos a sua rua/casa.
Exponha os desenhos.
Material necessário: papel sulfite, cartolina, lápis, giz de cera, lápis de cor, canetinha colorida.

2º momento: Professor leva os alunos para uma volta no bairro, alunos divididos em grupo, para observar e fotografar as paisagens, construções, comércios, arborização etc.
O professor deverá orientar a observação e deixar os alunos fotografar livremente.

Material necessário: caderno para anotação, máquina fotográfica

3º momento

ü  Socializar as informações colhidas;
ü  Propor a comparação a partir das informações e imagens que os alunos apresentarem, apontando as diferenças e semelhanças entre o bairro da escola e o bairro de residência.
ü  Depois as crianças fazem uma lista no caderno de elementos o que compõe  o bairro: casas, supermercados ou mercadinhos, farmácias, escolas, praças, posto de saúde, lojas, etc.

 

4º momento

 

ü  O professor deverá ajudar as crianças a localizar o bairro onde mora. Usando o mapa da cidade.
ü  Em seguida, orientar os alunos a confeccionar uma maquete representativa de um bairro a partir das informações pesquisadas.

Avaliação 

Debata sobre a experiência de conhecer o próprio bairro, comparando os elementos apontados na observação inicial.
Após o debate, dividir a turma em grupos, cada grupo de alunos deve escrever um texto caracterizando o bairro.
O professor lista com as crianças o que vai ter nesse bairro (casas, supermercados ou mercadinhos, farmácias, lojas, restaurantes ou lanchonetes, escolas, praças, posto de saúde), divide as equipes e a parte do bairro que elas irão representar. Para fazer a maquete às crianças poderão usar: caixas de tamanhos diversos,  desenhos, imagens de lugares da cidade/bairro recortadas de revistas e jornais locais, miniatura de objetos, blocos de montar, palitos, papel crepom etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário