quinta-feira, 7 de junho de 2012

PROJETO - ÁGUA

PROJETO: ÁGUA

 PÚBLICO ALVO: primeira série 6 anos
 INTRODUÇÃO: Com o aquecimento global a humanidade vem sofrendo grandes prejuízos, a escassez da água e um deles, tendo em vista um bem que não teremos para sempre e que o uso consciente ajudará a sua preservação e conservação, levaremos os alunos a uma reflexão. Utilizaremos este projeto que segundo Hernandez:” acredita que participando de um projeto de trabalho, os alunos vivenciam um processo de pesquisa que tem sentido para eles, porque podem participar ativamente do processo de produção do conhecimento, que vai além do currículo básico”, deste modo os alunos examinarão de perto o uso da água no nosso cotidiano. Este projeto será desenvolvido no decorrer do ano letivo, uma vez que Vasconcellos, pag 143 diz:”o projeto é um instrumento teórico-metodologico que visa ajudar a enfrentar os desafios do cotidiano da escola de uma forma consciente e refletida” sendo assunto permanente no ambiente escolar, pois o conhecimento se apresenta como realidades socialmente construídas que são revividas no desenvolvimento do projeto.

 ÁREAS DE CONHECIMETO: Português e Ciências

 POSSIBILIDADES: -incentivo a pesquisa; -música; -textos informativos (folhetos, revistas, jornais, panfletos etc)

JUSTIFICATIVA: Espera-se que, ao desenvolver este projeto, comportamentos corretos quanto ao uso racional de água possam ser aprendidos na pratica, no cotidiano da vida escolar, contribuindo para a formação de cidadãos responsáveis. Considerando a importância da temática, a escola devera oferecer meios efetivos para que cada aluno compreenda que as ações humanas têm conseqüência para consigo, para sua própria espécie, para os outros seres vivos e o ambiente.

 OBJETIVO GERAL: -reconhecer a importância da água na nossa vida; -identificar a utilização adequada da água em nossa vida.

 OBJETIVOS ESPECIFICOS: -práticas de escritas e leitura: coletiva e individual; -reconhecer a interferência incorreta do homem quanto ao desperdício da água.

 METODOLOGIA: De acordo com a necessidade do publico a ser oferecido este projeto, o mesmo será apresentado de forma simples e ilustrada, a situação problema será exposta aos alunos, com os recursos utilizados desta maneira exploraremos suas opiniões e a partir disso transmitir a forma correta do uso da água.

 CRONOGRANA: Por se tratar de um projeto que será trabalho no decorrer do ano letivo dividiremos-o da seguinte maneira: -primeiro e segundo bimestre: trabalhos de leitura e escrita: -terceiro bimestre: enfatizar o uso incorreto da água, fazendo algumas aulas pratica; -quarto bimestre: fazer o fechamento do projeto com exposição de todo conteúdo trabalhado.

 RECURSOS UTILIZADOS: -músicas; -poesias; -confecção de cartazes; -enciclopédias, dicionários; -sulfites, cartolinas etc.

 CONSIDERAÇÕES
Espero que este projeto possa levar aos alunos a grande importância da água em nossas vidas, sabendo que sem a mesma ficará impossível sobreviver, torná-los mais críticos e principalmente fiscais do uso correto da água em suas casas, escola, em sua comunidade, assim estaremos contribuindo para sua preservação.


 BIBLIOGRAFIAS: Hernández, Fernando: Transgressão e Mudanças na Educação: os projetos de trabalho. Editora artmed 1998, porto alegre. Vasconcellos, C S. Planejamento: Plano de Ensino – Aprendizagem e Projeto Educativo, São Paulo: Libertat 1995


 JUSCELINA DE JESUS NEIVA 2034992875

Nenhum comentário:

Postar um comentário