PROJETO MONTEIRO LOBATO
Introdução
Monteiro Lobato foi, verdadeiramente, um dos
grandes homens da história desse país. Grande escritor, celebrado por gerações
e gerações de crianças por seu espetacular trabalho “O Sítio do Pica-pau
Amarelo”, Lobato foi também um empreendedor. Além disso, através de todas as
suas produções e realizações queria por que queria fazer com que o Brasil
pudesse crescer desenvolver-se, ocupar um lugar de destaque mundial dos países.
Originário do interior de São Paulo, mais especificamente da cidade de Taubaté
o escritor fez um pouco de tudo em sua vida. O que mais permanece na memória
coletiva nacional é a sua forte ligação com as crianças. Proximidade e carinho
conseguidos com o apoio da Narizinho, da Emília, do Visconde, do Pedrinho e dos
demais personagens do Sítio. Em suas obras dedicadas as crianças, Lobato
conseguiu verdadeiras façanhas como contar a história do mundo tornando-a
divertida e atraente para os pequenos ou, ainda, falar de temas adultos e
sérios de forma descontraída, como a questão do petróleo.
JUSTIFICATIVA
Conhecer a obra de Monteiro Lobato deveria ser
atividade básica programada por todas as escolas de nosso país. Conhecer o
Sítio e seus personagens, desbravando as páginas escritas pelo Monteiro Lobato,
é muito mais que um dever escolar, é um grande prazer e contribuição essencial
para o nosso próprio sentimento. Lobato significa literatura de muita qualidade
e história. Não ler suas obras significa abrir mão de livros que simbolizam
nossa própria identidade. O sitio do Pica-pau amarelo foi uma maneira que nós,
professoras do Pré II, encontramos para apresentar aos alunos esse maravilhoso
escritor, desenvolvendo nos alunos a paixão pela leitura.
Problemática
Nossos alunos gostam muito de historias e desenhos.
Por isso resolvemos trabalhar, no mês do aniversario de Monteiro Lobato, as
duas coisas: historias e desenhos. O desenho do Sitio do Pica-pau amarelo é um
recurso que pretendemos usar para estimular ainda mais esse gosto das crianças
Suas historias afloram ainda mais a criatividade das crianças.
Objetivos
* Conhecer o escritor Monteiro Lobato, bem como
suas obras;
* Criar nos alunos o hábito da leitura, através do
contato com histórias;
* Despertar um ambiente prazeroso para a leitura,
onde a própria criança pede e sente vontade; * Proporcionar a socialização
através de produção de textos orais junto aos colegas;
* Desenvolver interesse e atenção por músicas,
leitura, histórias e escrita.
Desenvolvimento
1.Apresentação do autor Monteiro Lobato:
- Quebra-cabeça;
- Músicas.
2.Apresentação dos principais personagens e suas
características:
- Músicas;
- Filmes;
- Cartazes;
- Dobraduras;
- Confecção de bonecos;
- Culinária;
3.Confecção de um livro gigante:
- Produção coletiva;
Conteúdos integrados
* Seqüência numérica e quantificação;
* Linguagem oral e escrita: Leitura, alfabeto e o
próprio nome;
* Alimentos e animais;
Avaliação
Avaliação será contínua, através da observação
diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os
colegas e com a professora.O instrumento de avaliação será relatórios diários
no caderno de planejamento das professoras e será passado aos pais no final do
semestre através do portfólio.
Bibliografia
Livro:
Reinações de NarizinhoDvd: Reino das águas claras Revista: Professoras de
educação infantil (abril 2006)
Nenhum comentário:
Postar um comentário